Obama telefona para Lula e expressa desejo de trabalho conjunto.
Presidente dos EUA quer vir ao Brasil ainda neste ano.Lula deve fazer visita a Obama em março.
Escrita por Ronaldo_Glaydson Terça-feira, 27 de Janeiro de 2009 (0:46:12) (2 vizualização(ões)) (Leia mais... 2940 bytes adicionais comentários? Pontos: 0)
____________________________________________________________________
25।01
Duas cidades escolhem seus prefeitos neste domingo
Extraído de: OAB - Maranhão
Pelo calendário oficial das eleições no país, os eleitores vão às urnas em 2010 escolher o presidente da República, governadores, deputados e senadores. Mas, neste domingo, duas cidades vão fazer eleições: Joselândia (MA) e Pimenteiras (PI). Os eleitores voltam às urnas para escolher seus prefeitos. Motivo: os candidatos eleitos nessas cidades, em outubro de 2008, tiveram o registro de candidatura cassados pela Justiça Eleitoral.
O horário de votação será das 8h às 17h. O eleitor deve levar o título eleitoral ou um documento de identificação com foto (carteiras de identidade, de trabalho, nacional de habilitação).
Em Pimenteiras (PI), dois candidatos concorrem ao cargo de prefeito: Romualdo de Sousa Pereira, pela coligação "Para respeitar o povo, vitória de novo", formada pelo PMDB e PSB, e Francisco Edson Barros Bezerra, candidato da coligação "União pela paz e desenvolvimento de Pimenteiras" (PTB/PSDB/PRB/PT).
Os dois disputam o voto de 8.129 eleitores nas 36 seções eleitorais do município. A maioria dos locais de votação está na zona rural. Na cidade, há apenas dois locais de votação.
A proclamação dos resultados e a posse do eleito estão marcadas para o dia 2 de fevereiro. Até esta dada, o comando de Pimenteiras ficará por conta do presidente da Câmara de Vereadores.
Francisco Antão Arraes de Carvalho (PMDB) havia vencido as eleições no município piauiense. Ele teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas quando foi secretário municipal. As irregularidades foram consideradas de natureza insanável.
Eleições em Joselândia
Na cidade maranhense, quem concorre à prefeitura são os candidatos. Arivaldo Feitosa Soares, da coligação "Muda Joselândia", e Maria Edila de Queiroz de Abreu, da coligação "Frente Popular Vontade do Povo". Os dois disputam os votos dos 11.174 eleitores inscritos no município. São 25 locais de votação, com um total de 51 seções eleitorais.
Em outubro de 2008, Marcelo de Queiroz Abreu (PMDB) foi eleito para comandar Joselândia, ao obter mais de 50% dos votos válidos. Perdeu o registro por prática de abuso de poder econômico e compra de votos na campanha eleitoral.
Além de Pimenteiras e Joselândia, mais 19 cidades já marcaram eleições suplementares.
Confira as datas das eleições divulgadas pelo TSE:
Joselândia (MA)
25/1
Pimenteiras (PI)
25/1
Caetés (PE)
8/2
Lagoa Grande (PE)
8/2
Pombos (PE)
8/2
Nossa Senhora da Glória (SE)
8/2
Japurá (AM)
15/2
São José do Babugi (PB)
15/2
Amarante do Maranhão (MA)
1/3
Patu (RN)
1/3
Amajari (RR)
1/3
Braço do Norte (SC)
1/3
Avelinópolis (GO)
8/3
Santarém (PA)
8/3
Estrela de Alagoas (AL)
15/3
Porto de Pedras (AL)
15/3
Porto Real do Colégio (AL)
15/3
São José da Lage (AL)
15/3
Francisco Sá (MG)
22/3
Ponto Chique (MG)
22/3
Fronteira dos Vales (MG)
22/3
------------------------------------------------------------------------------------------------
22.01
DECISÃO JUDICIAL
Hoje saiu a liminar que obriga a prefeitura municipal de Santo Antonio a reintegrar os funcionários que foram dispensados pelo Decreto nº 004/2009, do dia 05/01.São cerca de setenta funcionários que retornarão às suas funções, voltando a ter o direito de receber os salários a que fazem jus.Segundo informações, a prefeitura tem 24 h para chamá-los ao trabalho.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Prefeita convida PMDB para integrar a base aliada
Júnior SantosADMINISTRAÇÃO - Micarla de Sousa, Luiz Carlos, Hermano e João Faustino conversam sobre adesão do PMDB municipal
20/01/2009 - Tribuna do Norte A prefeita de Natal Micarla de Sousa convidou o PMDB para ingressar na bancada da situação. Na tarde de ontem, ela recebeu em seu gabinete os vereadores Luiz Carlos e Hermano Morais. Depois dos dois parlamentares terem sido convidados pelo secretário de Articulação e Integração Governamental, João Faustino, ontem foi a vez da convocação ser feita pela prefeita. “Acho que temos muito mais para falar sobre assuntos em comum, projetos em comum. Meio ambiente e saúde são preocupações nossas e o PMDB tem o Ministério da Saúde. O PMDB pode e muito não só fortalecer a base, como também nos ajudar a enfrentar problemas sérios da nossa cidade”, comentou a prefeita Micarla de Sousa.
A prefeita disse que, na primeira conversa com os parlamentares peemedebistas, não esteve em discussão espaços administrativos a serem ocupados por indicações do partido. “Temos outras questões para serem colocadas nesse momento. Acho mais do que natural que o PMDB possa ter seu espaço, mas isso não foi colocado nessa conversa”, destacou a prefeita.
O vereador Hermano Morais disse estar “honrado” com o convite. Ele afirmou que reunirá a executiva municipal da legenda para discutir o possível ingresso do partido na bancada da prefeita. “Esse convite é muito honroso. Temos acima de tudo um compromisso com essa cidade. Vamos levar o convite ao conhecimento do nosso partido, cumprindo a instância partidária”, ressaltou Hermano Morais. Ele acrescentou que na próxima semana o diretório. O vereador negou que o posicionamento seja individual. “Esse será um posicionamento partidário”.
Mesmo sem a “posição partidária”, o vereador Luiz Carlos disse que o PMDB não terá problema para votar o pacote de nove projetos que a prefeita Micarla de Sousa envia hoje para Câmara. “São projetos relevantes para a administração, importantes para a cidade”, completou.
O presidente estadual do PMDB, deputado federal Henrique Eduardo Alves, afirmou que irá respaldar a decisão do diretório municipal do partido. “A posição do partido precisa ser de muita responsabilidade. É preciso saber o que fazer e confio a condução desse processo a Hermano Morais, ele que tem uma dupla função de vereador e de presidente do diretório municipal”, ressaltou Henrique Alves.
O líder partidário ponderou que no trabalho de discussão para ingressar ou não na base da prefeita é preciso levar também a idéias programáticas do partido. “Não tem nada fechado. Agora é que se começa o entendimento”, destacou o deputado federal.
Convocação da Câmara começa hojeOs vereadores natalenses estarão reunidos, a partir de hoje, em convocação extraordinária. Em pauta o pacote de sete projetos da prefeita Micarla de Sousa. A prefeita Micarla de Sousa irá propor a isenção fiscal de ISS para Fifa. Essa é uma exigência para Natal estar na disputa por ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Outro projeto será o envio do nome de Rosy de Sousa, futura secretária municipal de Trabalho e Ação Social, para ser sabatinada pela Câmara Municipal.
No pacote do Executivo está a proposta para os vereadores aprovarem os contratos e aditivos referentes a parceria do Governo com a Prefeitura no projeto do Pró-Transporte. Outro projeto da prefeita será a criação da carreira de especialista em política e gestão pública. No pacote da prefeita, seguirá também o pedido de autorização para empréstimo de R$ 10 milhões. O dinheiro será destinado a pagamento de precatórios. Também na convocação extraordinária Micarla de Sousa enviará para Câmara a proposta de criação de um Conselho Diretor para a Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal.
Reclamação comum entre os vereadores da oposição é o pouco tempo para analisar os projetos. Eles reclamaram que no Diário Oficial do último sábado foram publicadas apenas as ementas dos sete projetos, sem detalhar nenhum.
“As informações que chegaram através do Diário Oficial são muito evasivas. Queremos discutir em um debate muito mais maduro. A oposição quer se posicionar que estamos a favor da cidade. Diante desse conceito e princípio vamos questionar essa reforma por ser um espaço muito curto para se votar projetos importantes”, analisou o vereador Raniere Barbosa.
Alguns projetos que seguem no pacote da prefeita chamam atenção dos vereadores. Um exemplo disso é a proposta de isenção de imposto para a Federação Internacional de Futebol (Fifa). “Essa questão da isenção de impostos estamos preocupados com isso. Precisamos ter mais conhecimento disso”, afirmou a vereadora sargento Regina. O presidente da Câmara Municipal, vereador Dickson Nasser, afirmou que a convocação irá até a quinta-feira.
Diretor da Urbana demite terceirizadosO presidente da Urbana, Bosco Afonso, determinou a demissão dos funcionários terceirizados que estavam lotados na empresa, mas com desvio de função para outras secretarias. Segundo Bosco Afonso, na Urbana havia 420 funcionários terceirizados das empresas Líder e Marquise que não prestavam serviços a limpeza urbana ao município.
“A Urbana estava sendo responsabilizada por uma mão de obra que era praticada por outros órgãos. Desses 420 funcionários, 350 estavam na Semsur. Gente com o encarregado de cemitério, de horto. E tínhamos outros 50 funcionários na Semov. Pedi para demitir porque essa responsabilidade não é nossa. Cada secretaria que faça a sua licitação para contratar o pessoal terceirizado”, comentou Bosco Afonso.
Ele explicou também que esse pessoal incidia em R$ 800 mil nas despesas da companhia com folha de pagamento. O diretor da Urbana também observou que a empresa, que é responsável pelo serviço de coleta de lixo da cidade, responde a mais de 500 processos trabalhistas. “Vamos ter que responder por essas demissões. A Urbana está responsável por um pessoal que não é dela”, completou.
Bosco Afonso lembrou que há 300 pessoas aprovadas em concurso público da Urbana. “Como eu posso justificar para o Ministério Público a contratação (desse terceirizado) e não dos aprovados no concurso?”, ressaltou Bosco Afonso.
Micarla de Sousa anuncia campanhaA campanha Natal Feliz Cidade, o turista vive a nossa alegria, foi divulgada pela prefeita Micarla de Sousa e pelos secretários municipais na manhã de ontem. A intenção da campanha é fazer com que os natalenses retornem a receber bem os turistas que visitam a cidade. De acordo com a prefeita, pesquisas (que não tiveram as fontes nem os números revelados por Micarla de Sousa) indicaram que os turistas têm reclamado da forma como estão sendo recebidos na cidade.
A prefeita enfatizou que o turismo é “a mola mestra da economia e sempre vai ser”. E a proposta é fazer com os natalenses sintam “a importância do turista na nossa cidade” e que o natalense volte a ser receptivo. A prefeita ressaltou que os visitantes que vem à Natal, na grande maioria, não vem atrás do sexo-turismo, mas vem pelas belezas naturais.
Micarla de Sousa afirmou que os natalenses se “fecharam” diante do medo e que este quadro precisa ser revertido. A intenção da campanha é valorizar características positivas da cidade, através da mobilização dos envolvidos diretamente no processo turístico, como bugueiros, garçons, artesãos e vendedores, até o cidadão que mora e trabalha na cidade.
A agência Art & C produziu as peças publicitárias e todas as ações propostas serão implementadas ainda neste verão, a fim de alcançar os turistas que já estão na cidade. A logomarca da campanha, Natal Feliz Cidade, será aplicada em taxis, paradas de ônibus, bonés, bottons, buggys e jangadas. Intensificando assim, a idéia da campanha proposta pela prefeitura.
O Secretário Municipal de Turismo, Soares Júnior, elogiou a campanha e alertou que os natalenses precisam diferenciar o turismo familiar do turismo dos solteiros. Soares enfatizou que a campanha deverá unir as secretarias em uma ação conjunta.
____________________________________________________________________
Atendendo a pedidos, o novo secretariado da Prefeitura Municipal de Santo Antônio
Atendendo a pedidos, o Jornal Santoantoniense divulga os nomes das pessoas que fazem parte do primeiro escalão da administração da Prefeitura Municipal de Santo Antônio. Dos 12 secretários, 07 já estão confirmados. São eles:
- Chefe de Gabinete, o ex-vereador e radialista Audy Acciole Pereira;
- Secretário Municipal de Administração, ex-candidato a vereador Jakson;
- Secretária Municipal de Finanças, a cunhada do atual prefeito, Lígia Oliveira;
- Secretária Municipal de Assistência Social, a atual primeira-dama, a médica Araunã Rodrigues Gomes;
- Secretária Municipal de Saúde, a ex-vereadora Ana Valéria Barbalho Cavalcanti;
- Secretária Municipal de Educação, a pedagoga Maria da Conceição da Silva Anselmo;
- Secretário Municipal de Esportes, Cultura e Turismo, o professor José Maria dos Santos Barateiro (Zé de Otávio);
- Secretária Municipal de Transportes, Obras e Serviços Urbanos, a engenheira Rita de Cássia da Silva.
Até o presente momento, a Prefeitura ainda não confirmou os secretários de Agricultura, Meio Ambiente, Comunicação e Eventos e Tributação. Para os departamentos de menor escalão, a Prefeitura ainda não nomeou todos os ocupantes dos referidos cargos, porém, até o presente momento, alguns servidores já estão ocupando alguns cargos comissionados e funções gratificadas, como por exemplo, a professora especialista Maria de Lourdes Fernandes, coordenadora geral da educação, o professor especialista Edson Alves de Freitas, diretor da Escola Municipal Maria Umbelino de Melo, as professoras Sandriane Almeida Vieira de Oliveira e Rosineide Flor, diretora e vice-diretora da Creche Profª. Rosa de Araújo Maia, o professor Márcio Lemos da Silva, diretor da Escola Municipal Manoel Maria de Lemos, a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Maria Ivone Jales, entre outros. Os demais nomes, o Jornal Santoantoniense irá divulgar nesta, ou em matéria posterior, à medida que for confirmado.
Fonte jornal Tribuna do Norte