FAÇA SUA PESQUISA E AJUDE O NOSSO BLOG!!!!!!!!!

Pesquisa personalizada

O número de famílias paulistanas endividadas aumentou em dezembro e atingiu 48% do total, aponta pesquisa da Fecomercio, divulgada nesta quinta-feira. Houve um aumento de dois pontos percentuais na comparação com o mês anterior, chegando aos 1,716 milhão de endividados.

Em relação a dezembro de 2008, quando o índice estava em 50%, ocorreu uma queda de dois pontos percentuais.

Para a economista da Fecomercio, Adelaide Reis, o consumo tem sido impulsionado pela oferta de crédito e a evolução do emprego e da renda. "Esses indicadores mostram que a crise de confiança que abalou o mercado devido à crise internacional passou", avalia.

O total de famílias com contas em atrasos, ou seja, inadimplentes, também cresceu em dezembro. Subiu de 14% para 20%, na comparação com o mês anterior. O resultado é superior à média anual da taxa, de 18%. O número de devedores subiu de 515 mil, em novembro, para 708 mil no último mês do ano.

Entre os inadimplentes, 32% possuem contas em atraso por período superior a 90 dias e 24% entre 30 e 60 dias. O tempo médio de atraso de dezembro é de 62 dias. O levantamento mostra ainda que 29% das famílias passam, em média, 90 dias com a renda comprometida com o pagamento de dívidas. Outros 30% têm a renda familiar comprometida com contas superiores a um ano.

Por último, a pesquisa mostra que o percentual de trabalhadores que acreditam não ter condições de nos próximos meses pagar suas contas, total ou parcialmente, ficou estável em 6%, mesmo nível da média anual.

Para a economista, o índice de endividamento familiar no município de São Paulo tende a continuar em crescimento neste ano. Entre as razões apontadas estão as tendências de alta na confiança do consumidor e a elevada propensão a consumir.

0 comentários: