FAÇA SUA PESQUISA E AJUDE O NOSSO BLOG!!!!!!!!!

Pesquisa personalizada

Terremoto mata ao menos 32 e força retirada de milhares na Indonésia

Um forte terremoto atingiu nesta quarta-feira a ilha indonésia de Java, causando a morte de ao menos 32 pessoas e forçando a retirada de milhares de moradores da principal ilha do país. Segundo as agências governamentais, mais de 1.300 casas foram danificadas pelo tremor, registrado às 14h55 (4h55 no horário de Brasília).

O terremoto de 7 graus de magnitude registrado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos abalou prédios da capital Jacarta e causou o desmoronamento de casas nas vilas mais próximas ao epicentro, na Província Java Ocidental. Para medir a potência de um terremoto, o USGS utiliza a escala de magnitude de momento (Mw). Nesta escala aberta, um tremor de seis graus é considerado forte.


Reuters
Moradores observam ruínas de suas casas, destruídas pelo forte terremoto que atingiu a ilha de Java
Moradores observam ruínas de suas casas, destruídas pelo forte terremoto que atingiu a ilha de Java

Um funcionário do Ministério de Assuntos Sociais disse que, até o momento, foram confirmadas 32 vítimas, mais de 700 casas gravemente danificadas e cerca de 600 com danos moderados.

Priyadi Kardono, funcionário da Agência de Gerenciamento de Desastres, alertou que o número de vítimas pode ser maior diante do desabamento de muitas construções e o contato difícil com algumas das áreas afetadas.

"As comunicações com as áreas costeiras foram completamente cortadas, então não sabemos as condições lá", disse. "Nenhum relatório chegou destas regiões, embora assumamos que elas foram as mais afetadas. é possível que o número de vítimas cresça."

Segundo a agência oficial de notícias indonésia Antara, cerca de 30 pessoas estão presas sob os escombros de suas casas após um deslizamento de terra na vila de Rawa Hideung. Os moradores tentam retirar os escombros para encontrar sobreviventes enquanto aguardam ajuda de equipes do governo.

A cidade de Tasikmalaya, com 840 mil habitantes e localizada a 142 quilômetros do epicentro do tremor, foi a mais afetada pelo abalo sísmico, disse a uma TV local um porta-voz da Agência de Gerenciamento de Desastres.


Eka Junjunan/Reuters
Teto de mesquita afunda após ser atingida por forte terremoto em Java, maior ilha da Indonésia
Teto de mesquita afunda após ser atingida por forte terremoto em Java, maior ilha da Indonésia

Segundo informações, as mortes em Tasikmalaya foram registradas em Cibinong (seis), em Sukanegara (quatro) e em outras localidades (cinco). No município, pelo menos 20 casas e uma mesquita ruíram ou foram gravemente danificadas pelo tremor.

O terremoto foi sentido ainda em Surabaya, a segunda maior cidade da Indonésia, a cerca de 500 km nordeste de Tasikmalaya, e em Bali, cerca de 700 km a leste.

Tsunami

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico suspendeu o alerta de formação de tsunami pouco após o terremoto.

"Os níveis do mar indicam que não se gerou um tsunami significativo, portanto o alerta foi cancelado", indicou o centro em uma nota.

Indonésia está localizada sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona com grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida cerca de 7.000 tremores ao ano, a maioria moderados.

F:S.P

0 comentários: