FAÇA SUA PESQUISA E AJUDE O NOSSO BLOG!!!!!!!!!

Pesquisa personalizada

A terra tremeu no município de Taipu, região do Litoral Norte do Rio Grande do Norte, no último sábado (9), as 15h18, resultado do constante deslocamento da bacia sedimentar do Estado. O abalo sísmico foi perceptível pela população e mesmo tendo durado segundos, o tremor foi registrado durante minutos pelos sismógrafos do laboratório de Geofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O coordenador do Laboratório de Sistemologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Joaquim Mendes, considera o abalado do último sábado ‘normal’, já que o estado potiguar está localizado na borda da bacia potiguar, alvo de constantes deslocamentos de áreas. “O abalo sísmico em Taipu é normal pela localização na zona de deslocamento no interior da terra na bacia potiguar”, destaca.

O professor conta que o Rio Grande do Norte e o leste do Ceará são os epicentros de maior frequência sísmica do Brasil. “Temos micro temores frequentes em alguns municípios do Estado, como na Oeste, em Taboleiro Grande”, exemplifica.

Joaquim classifica a região oeste como a mais propensa a sensação de abalos sísmicos, pois semanalmente são registrados pelo Departamento de Física micro temores. “Desde 1987 registramos toda semana micro temores na região, identificando como região de maior freqüência de abalos sísmicos”, aponta.

O Departamento não tem como prever os próximos abalos sísmicos, nem a frequência, mas garante que o Rio Grande do Norte irá registrar futuramente mais abalos sísmicos.
http://www.nominuto.com/noticias/cidades/tremor-de-sabado-foi-registrado-durante-minutos-pelos-sismografos-da-ufrn/44985/

0 comentários: