FAÇA SUA PESQUISA E AJUDE O NOSSO BLOG!!!!!!!!!

Pesquisa personalizada

PT defende afastamento de Sarney do comando do Senado por 30 dias

Aumenta a pressão para que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), se licencie do cargo. O PT apresentou nesta quarta-feira um pedido para que o peemedebista se afaste por 30 dias do comando do Senado. Sarney rejeitou a proposta e afirmou aos petistas que só tomará uma posição após uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo o líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), o partido ainda não vai oficializar a cobrança para que ele deixe o cargo até a conversa com o presidente Lula. Até o encontro, não haverá pressão para que o peemedebista se licencie. "Ele não demonstrou disposição [em se afastar], mas disse estar aberto a negociações. Não fizemos nenhuma apresentação pública, fizemos de forma isolada. Não achamos que ele seja o responsável pela crise, as coisas não podem ser simplificadas desta forma", afirmou.
O petista reconheceu que a aliança com o PMDB e a preocupação com a governabilidade dificultam uma cobrança mais rígida do partido. "A governabilidade sempre foi difícil no Senado. Sabemos o quanto essa aliança com o PMDB é importante e por isso temos toda a cautela para tratar o assunto", disse.
Se o PT aderir ao movimento pela saída temporária do peemedebista, a proposta terá o aval de 44 senadores de cinco partidos --PSDB, DEM, PSOL, PDT e PT. Apesar da soma, o número não é preciso porque nas bancadas nem todos os parlamentares referendam a decisão da maioria. No DEM, por exemplo, dos 14 senadores, pelo menos quatro são favoráveis à permanência de Sarney. No PSDB também há defecções.
Mercadante afirmou que Sarney aceitou discutir com os líderes partidários a criação de uma comissão formada por senadores e consultores do Senado para promover uma ampla reforma administrativa. A ideia é que seja criada uma lei de responsabilidade administrativa, com metas a serem seguidas. Mercadante afirmou que a bancada vai procurar o presidente Lula para apresentar a posição do partido.
O líder do PT disse que o pedido de afastamento não representa a responsabilização de Sarney pela crise na Casa. O petista ainda criticou a decisão do DEM de cobrar a saída de Sarney. Para Mercadante, o DEM tem a mesma responsabilidade do presidente da Casa porque ocupa a primeira secretaria --uma espécie de tesouraria.
Sarney deve se reunir ainda hoje à noite com o presidente Lula para discutir sua permanência no cargo. O horário ainda não está definido. Se Lula estiver cansado, o encontro deve ocorrer amanhã, durante café da manhã.
F:F.S.P

0 comentários: