FAÇA SUA PESQUISA E AJUDE O NOSSO BLOG!!!!!!!!!

Pesquisa personalizada

Casos de infecção por gripe suína chegam a 331 no mundo, diz OMS

A OMS (Organização Mundial de Saúde) afirmou nesta sexta-feira que o número confirmado de casos de infecção po gripe suína aumentou para 331 em 11 países. A organização confirmou ainda dez mortes pelo vírus influenza A (H1N1), nove no México e uma nos Estados Unidos.

Veja mapa da gripe suína pelo mundo
Perguntas e respostas sobre a gripe suína
Está em áreas afetadas? Envie seu relato
Vai viajar? Conheça as recomendações

O balanço da OMS aponta que o México tem 156 casos confirmados, contra 312 apontados pelo governo mexicano, e não inclui caso de infecção confirmado pelo governo da Costa Rica.

A diferença nos dados da OMS e do governo mexicano é resultado da estrutura utilizada pelo México para testar e avaliar as suspeitas de gripe suína.

O México recebeu na terça-feira passada (28) novos equipamentos de análise molecular que foram instalados na Cidade do México e em Veracruz, no leste do país, principais focos da doença. Estes aparelhos são operados em coordenação com pessoal da OMS e do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), dos Estados Unidos.


Chaiwat Subprasom/Reuters
Motorista de táxi usa máscara para evitar contaminação com a gripe suína em Bancoc, capital da Tailândia
Motorista de táxi usa máscara para evitar contaminação com a gripe suína em Bancoc, capital da Tailândia

Contudo, como o México não tem certificação para possuir esse tipo de laboratório --e sua instalação ser emergencial--, as amostras tem de ser enviadas aos EUA ou ao Canadá para que um centro homologado confirme efetivamente a infecção por gripe suína. Nesta quarta-feira, o secretário-geral adjunto da OMS, Keiji Fukuda, afirmou que milhares de amostras retiradas no México aguardam exames pelos critérios da organização.

Segundo a OMS, atualmente os Estados Unidos registram 109 casos, sendo 50 em Nova York, 26 no Texas, 14 na Califórnia e 10 na Carolina do Sul. Lá ocorreu também a morte de um bebê mexicano, de 23 meses, no Texas. Segundo o governo americano, contudo, ele já apresentava sintomas da doença antes de viajar com a família para o Estado americano, para visitar parentes.

Os outros países com casos confirmados são Canadá (34), Espanha (13), Reino Unido (8), Alemanha (3), Israel (2), Áustria (1), Holanda (1), Nova Zelândia (3) e Suíça (1).

A maior parte dos casos de gripe suína estão relacionados com o México, já que os infectados em todo o mundo visitaram recentemente o país norte-americano.

A Alemanha, contudo, registrou nesta sexta-feira o primeiro contágio de gripe suína dentro do território do país, anunciou o Ministério da Saúde. Trata-se de uma mulher da Baixa Baviera que foi contagiada pelo vírus influenza A (H1N1) sem ter ido ao México. Ela já se recuperou da doença.

Outro caso similar foi registrado no começo da semana na Espanha e aumentou o temor de uma epidemia generalizada, de alcance global.

Otimista

Apesar de apresentar números mais altos que os da OMS, o México se disse otimista com uma aparente estabilização nos casos.

O ministro da Saúde, José Ángel Córdova,disse que há sinais "encorajadores" no combate à doença, mas alertou que isso não quer dizer que "o vírus não esteja circulando".

Para Córdova, um destes sinais encorajadores é a queda do total de pessoas que chegam diariamente aos hospitais temendo estar com o novo vírus. No dia 20 de abril, 212 pessoas com sintomas de gripe que poderiam ser de gripe suína procuravam as autoridades médicas contra 46 nesta quinta-feira.

As autoridades sanitárias do México afirmaram no final desta quinta-feira que o número de casos confirmados de infectados pela gripe suína no país chegou a 312. Ainda segundo o governo mexicano --que inicialmente anunciou 22 pessoas mortas pelo novo vírus influenza A (H1N1) e posteriormente disse que o número era de apenas sete--, os comprovadamente mortos pelo novo vírus agora são 12.

Das cerca de 2.900 pessoas com suspeita de contaminação --número que o Ministério da Saúde do país informou que vai parar de atualizar--, apenas 679 fizeram o teste para confirmar a presença do vírus influenza A (H1N1) até agora. Menos da metade dos 679 testados (312) foi confirmada como portadora da doença e, destas, 300 sobreviveram. Visitas às casas das famílias das vítimas também resultou em poucas novas suspeitas.

Leia mais sobre a gripe suína

FONTE : FOLHA DE SÃO PAULO

0 comentários: